MOVIMENTO
TRADICIONALISTA GAÚCHO - MTG
VICE-PRESIDÊNCIA
DE CULTURA
DEPARTAMENTO
JOVEM CENTRAL
XXVII
TCHÊNCONTRO ESTADUAL DA JUVENTUDE GAÚCHA
DATA: 07 de outubro de 2017
LOCAL: Parque Municipal de Exposições Olmiro Calai – Rua Padre Dionisio Basso, Bairro Hortêncio – Giruá – RS
TEMA: “Resgatando e Homenageando os Legados de 47 e do Grupo dos 8”
OBJETIVO:
Resgatar de forma criativa a história da juventude que teve sua identidade cultural ameaçada e que criou espaço para reviver suas origens.
“A nossa história de vida, que teve início em 1947 com a iniciativa do Paixão Côrtes de criar a Ronda Gaúcha para comemorar a data de 20 de setembro, tem nestes dois momentos os pontos marcantes da nossa caminhada, o Grupo dos “8” e dois dias após, a retirada da Centelha do fogo da Pátria criando a primeira Chama Crioula, isso tudo a 70 anos comemorados neste 2017. Essa nossa história é de conhecimento público dos tradicionalistas atuantes, através dos livros, das palestras dos cursos etc., porem como o nosso próprio nome diz, somos um movimento, e estamos constantemente renovando nosso adeptos e seguidores, e não podemos nunca deixar de repassar e mostrar como tudo começou, pois o que nos guia e nos dá as forças necessárias para sobrevivermos ao longo destes 70 anos, é justamente os ideais e as convicções daqueles que começaram tudo, seus pensamentos, seus objetivos, seus sonhos, esses são os verdadeiros valores que movem esse Movimento e não podem nunca ser esquecidos”. (Hélio Ferreira, autor da proposição do Tema Anual do MTG para 2017).
PROPOSTA:
- Que os atuais jovens tradicionalistas, prestem uma homenagem aos jovens tradicionalistas de 1947, relembrando sua trajetória e como tudo começou.
- Que cada RT busque fortalecer e mostrar os ideais e o legado deixados para os jovens, setenta anos depois.
PÚBLICO ALVO:
- Prendas Adultas, Juvenis, Mirins, Peões, Guris e Piás, Regionais e de Entidades;
- Simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho e comunidade;
- Tradicionalistas em geral.
DESENVOLVIMENTO:
O Departamento Jovem de cada região, juntamente com o Departamento Cultural, prendas e peões realizarão uma pesquisa sobre o tema apresentado, a qual deverá ser entregue por e-mail juntamente com as inscrições.
Através das prendas e peões, organizarão uma apresentação cultural ou artística, de forma criativa, de acordo com o tema proposto.
No início da apresentação, deverão apresentar um breve relato demonstrando o que foi pesquisado e justificando o que será apresentado.
A ordem de apresentação será definida no dia do evento, através de sorteio.
NÚMERO DE PARTICIPANTES:
O número de participantes na apresentação da atividade no Tchêncontro fica limitado em até 30 (trinta) participantes por Região Tradicionalista.
INSCRIÇÕES
Não haverá limite para o número de inscritos por Região Tradicionalista.
As inscrições deverão ser realizadas através do site, na página do MTG, no período de 15 a 30 de setembro de 2017.
Não haverão inscrições no local do evento.
Certificados serão entregues posteriormente.
PESQUISA
A pesquisa deverá ser encaminhada sob a responsabilidade dos Departamentos Jovens e com o apoio dos Diretores Culturais Regionais, ao Departamento Jovem Central, diretamente ao e-mail kelvynkrug@gmail.com , com cópia para o e-mail iararott@hotmail.com, impreterivelmente até o dia 30/09/2017.
CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO
Será necessário que cada participante confirme sua inscrição antes do início do evento. No transcorrer do evento serão realizadas chamadas das Regiões Tradicionalistas participantes bem como de participantes de forma individual, portanto, será necessária a presença de todos, assistindo as demais apresentações.
PROGRAMAÇÃO
8h – Recepção e credenciamento
9h – Abertura Oficial
9h30min – Início das atividades
12h – Intervalo para o almoço
13h30min – Reinício das atividades
16h30min – Encerramento
TEMPO DE APRESENTAÇÃO
As apresentações poderão chegar a 10 minutos.
Será tolerado o máximo de 5 minutos entre cada apresentação para a devida organização.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
As Regiões Tradicionalistas deverão utilizar-se de criatividade para realizar a apresentação, a qual poderá ser em forma de encenação, vídeos, apresentação artística, número musical, etc.
Todos participantes envolvidos deverão estar pilchados corretamente, permitidos trajes folclóricos no momento da representação.
É responsabilidade do MTG e da Comissão Organizadora do evento, a disponibilização do espaço físico (palco) e da sonorização, para as apresentações das Regiões Tradicionalistas.
É responsabilidade das Regiões Tradicionalistas a montagem e desmontagem de acessórios de palco que serão utilizados em suas apresentações.
Cada Região Tradicionalista deverá informar até o dia 15/09/2017 se irá utilizar algum recurso, como telões, para que o MTG e a Comissão Organizadora tenham tempo hábil para disponibilizar estes materiais.
Não haverá avaliação dos trabalhos apresentados, somente a emissão de um parecer.
A entrega de certificados aos participantes será em data posterior para todos aqueles que confirmarem a presença no evento.
INFORMAÇÕES:
Departamento Jovem – kelvynkrug@gmail.com
Vice-Presidência de Cultura – anyluiz@hotmail.com
Diretora de Cultura Interna MTG – iararott@hotmail.com
Secretaria MTG – secretaria@mtg.com.br
Porto
Alegre, 01 de Maio de 2017.
Anijane
Luiz dos Santos Varella – Vice-Presidente de Cultura do MTG/RS
Kelvyn Krug – Diretor do Departamento Jovem do MTG/RS
Kelvyn Krug – Diretor do Departamento Jovem do MTG/RS